5 dicas para fazer melhor uso do seu EPI

5 dicas para fazer melhor uso do seu EPI

Equipamentos de proteção individual (EPI’s) são obrigatórios e requerem cuidados para seu uso. A correta manutenção do equipamento vai garantir a segurança do trabalhador, além de prolongar a durabilidade do produto.

Confira a seguir 5 dicas da SafetyTrab para fazer o melhor uso do seu EPI!

1- Teste o equipamento
Antes de disponibilizar o EPI para todos os funcionários da empresa, escolha aqueles mais cuidadosos para que façam testes. Peça que avaliem o conforto, a resistência e se o produto causa alergias, por exemplo.

2- Evite reaproveitar EPIs
A maioria dos equipamentos de proteção individual não devem ser reutilizados, principalmente se tiverem sido utilizados por muito tempo.

3- Tenha protetores extras
Protetores descartáveis são bastante úteis em casos de visita de clientes, ou de funcionários que esqueceram o EPI em casa.

4- Realize treinamentos periódicos
Uma das melhores formas de fazer o seu EPI durar mais é garantir o uso correto. Para isso, treine seus funcionários e explique a importância da utilização do equipamento de proteção individual.

5- Mantenha o controle sobre as fichas de EPI
As fichas são documentos para organização e controle dos equipamentos de proteção e devem ser mantidas sem rasuras. Além disso, é recomendável utilizar apenas uma cor de caneta e sempre escrever o nome do EPI de forma correta. O preenchimento completo da ficha pode ter de grande valor para a empresa, inclusive em ações judiciais.

__

Sobre EPI’s

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são indispensáveis à segurança, proteção e saúde do trabalhador nas mais diversas áreas. A utilização correta desse material pode prevenir ou reduzir danos de acidentes, sendo benéfico tanto para empregado, quanto para o empregador.

Dentre os principais ramos que exigem a utilização do EPI estão atividades em que os trabalhadores estejam expostos a riscos químicos, altura, ruídos, calor ou frio, produtos tóxicos, eletricidade, objetos cortantes e impactos com detritos.

Existem diversos tipos de equipamento de proteção individual. Dentre os mais comuns estão calçados, máscaras de proteção, luvas, óculos, protetores auriculares e capacetes.

Clique aqui e confira os equipamentos de proteção individual da SafetyTrab

Leia também:

O que é EPI e qual a sua importância

O que observar ao comprar seu EPI

Foto: DFID UK Department for International Development via VisualHunt CC BY

 

Receba Novidades

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.