5 dicas para economizar na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

5 Dicas para economizar na compra de EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são essenciais para diminuir os riscos aos colaboradores. O que torna a presença deles indispensável, nos mais diversos ambientes profissionais.

Por isso, na hora de fechar as contas de qualquer empresa, o investimento realizado na aquisição de EPIs pode pesar. Mas, com algumas dicas, é possível economizar no orçamento dedicado à aquisição de Equipamentos de Proteção Individual na sua empresa.

Diante dessa realidade, separamos para você, 5 dicas essenciais, para escolher, utilizar e armazenar um EPI. Desta forma, e implementando estas boas práticas em sua empresa, o orçamento dedicado a isto irá reduzir sensivelmente ao longo do tempo.

Ficha de EPI Completa Baixe o modelo

Visto que, se os Equipamentos de Proteção Individual se tornarem bens de uso prolongado, graças à utilização e manutenção corretas, a economia estará garantida. Porém, claro, sem que isso se torne uma condição perigosa aos trabalhadores,

E um ponto importante para isso é a escolha correta de equipamentos confiáveis e fabricados por empresas reconhecidas pelo mercado. Algo que é primordial para nós da SafetyTrab.

Mas, como escolher os melhores equipamentos e economizar em sua compra? Confira estas 5 dicas que responderão a esta pergunta!

1-Saiba quais produtos são realmente necessários

Antes de partir efetivamente para a compra, é fundamental avaliar quais EPIs são realmente necessários. Para isso, é necessário que algum especialista em segurança do trabalho avalie quais Equipamentos de Proteção Individual são importantes para a execução do trabalho seguro.

É importante nesta avaliação observar quais riscos os trabalhadores enfrentam todos os dias. Além de quais são as condições que eles estarão expostos, em trabalhos eventuais. Com isso, você saberá quais EPIs são realmente necessários para cada situação e a compra de produtos que poderão se tornar obsoletos será evitada.

2-Treine os trabalhadores para utilizarem o EPI

As empresas e os profissionais são responsáveis solidários pela segurança no ambiente de trabalho. Por isso, uma das dicas mais importantes de como economizar na compra de Equipamentos de Proteção Individual é ensinar os colaboradores a utilizarem o EPI de forma correta.

Fornecer treinamento periódicos (semestrais ou anuais) e garantir que os colaboradores tenham a qualificação necessária, conforme o tipo de serviço que irão executar, estão entre as melhores formas de garantir a segurança de todos.

O trabalhador habilitado e fazendo uso correto dos EPIs em sua posse, irá fazer com que a vida útil do equipamento aumente muito. Além de evitar quebras e desgastes, em decorrência do uso incorreto.

3-Fique de olho na qualidade do EPI

Ao designar colaboradores para atividades que envolvam condições potencialmente inseguras, é necessário dar-lhes EPIs de qualidade.

No mercado, existem diversos tipos de fabricantes, que variam seus preços desde os mais em conta até valores mais elevados.

Porém, nesta hora, é necessário investir em produtos com Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho (MTE)  fornecido pelo INMETRO. Vale lembrar que para determinados equipamentos, a presença do CA é obrigatória. E este deve ser um item fundamental a ser avaliado, por quem está adquirindo o produto.

Por isso, em todos os produtos cujo o CA é obrigatório, nós da SafetyTrab fazemos questão de deixar esta informação bem visível e de fácil entendimento, para todos os nossos clientes.

4-Crie uma medição de desempenho

A medição de desempenho é um processo de avaliação comparativa entre modelos de EPI. Assim, é possível saber qual teve mais sucesso e quais apresentaram falhas.

Você e o responsável pela segurança do trabalho definem as linhas bases de desempenho, determinam metas e quantificam suas medidas. O objetivo é saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Desta forma, na hora de adquirir novos produtos, a empresa já terá uma base de conhecimento sobre marcas, tipos de produtos e lojas de confiança, das quais os produtos tiveram melhor desempenho.

5-Limpe e armazene os Equipamentos de Proteção Individual corretamente

Alguns EPIs são descartáveis, como as Luvas de Procedimento Descartáveis em Látex, mas muitas das peças exigem cuidado e atenção prolongada, após o uso em uma atividade. Como são os casos dos calçados de proteção, por exemplo.

Além disso, um EPI limpo é mais seguro do que um equipamento sujo e gasto. Pois a higiene também é fator essencial para a segurança do trabalhador.

Também se certifique de que todos os EPIs sejam armazenados em um local limpo e seco. Evitando contaminações que possam enfraquecer ou reduzir a eficácia do equipamento.

Dica Extra: Fique de olho nos descontos e promoções da SafetyTrab!

Agora que você conhece estas dicas e boas práticas, é hora de começar a economizar ainda mais, na hora de adquirir um EPI

Para isso, aproveite as promoções que a SafetyTrab proporciona a você. Fique de olho nas nossas redes sociais, aonde sempre haverão produtos especiais em promoção, novos artigos e eBooks gratuitos. Não deixe de conferir!

Além disso, em todas as compras com pagamento à vista, você ganha 10% de desconto sobre o valor do produto!

Sempre que tiver dúvidas sobre os equipamentos de proteção individual, conte com a SafetyTrab. Nossa equipe está preparada para esclarecer todas as dúvidas e garantir que o EPI adquirido contribua, de fato, para a segurança do trabalhador e seja perfeito, na relação de custo e benefício.

Confira outras postagens do Blog SafetyTrab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + 4 =

WhatsApp chat