5 dicas para fazer melhor uso do seu EPI

5 dicas para fazer melhor uso do seu EPI
Confira a seguir 5 dicas para fazer melhor uso do seu EPI ! Equipamentos de proteção individual (EPI) são itens obrigatórios de responsabilidade do empregador para o colaborador, por lei de acordo com o Ministério do Trabalho (MTE), todos aqueles que estão expostos a riscos precisam ser assegurados de sua proteção e requerem cuidados para seu uso. A correta manutenção do equipamento vai garantir a segurança do trabalhador, além de prolongar a durabilidade do produto.

5 dicas para fazer melhor uso do seu EPI

1- Teste o equipamento

Antes de disponibilizar o EPI para todos os funcionários da empresa, escolha aqueles mais cuidadosos para que façam testes. Peça que avaliem o conforto, a resistência e se o produto causa alergias, por exemplo. Entretanto, é sempre bom lembrar que para estes equipamentos serem comercializados e utilizados, eles são submetidos a testes referentes as normas técnicas, para receber a certificação do INMETRO.

2- Evite reaproveitar EPIs

A maioria dos equipamentos de proteção individual não devem ser reutilizados, principalmente se tiverem sido utilizados por muito tempo. No entanto, existem determinados EPIs projetados para serem reutilizáveis. Exemplo disso são as máscaras de proteção, calçados e luvas.

3- Tenha protetores extras

Protetores descartáveis são bastante úteis em casos de visita de clientes, ou de funcionários que esqueceram o EPI em casa. Portanto, é sempre bom ter protetores descartáveis a pronta entrega, ou um determinado estoque para substituição em caso de perda ou quebra dos equipamentos.

4- Realize treinamentos periódicos

Uma das melhores formas de fazer o seu EPI durar mais é garantir o uso correto. Para isso, treine seus funcionários e explique a importância da utilização do equipamento de proteção individual. Somente realizando esta prática em grupo, já é possível garantir a segurança da equipe, favorecendo um excelente rendimento para a empresa.

5- Mantenha o controle sobre as fichas de EPI

As fichas são documentos para organização e controle dos equipamentos de proteção e devem ser mantidas sem rasuras. Além disso, é recomendável utilizar apenas uma cor de caneta e sempre escrever o nome do EPI de forma correta. O preenchimento completo da ficha pode ter de grande valor para a empresa, inclusive em ações judiciais.

Sobre EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são indispensáveis à segurança, proteção e saúde do trabalhador nas mais diversas áreas. A utilização correta desse material pode prevenir ou reduzir danos de acidentes, sendo benéfico tanto para empregado, quanto para o empregador. Dessa forma as 5 dicas para fazer melhor uso do seu EPI são as melhores práticas para garantir uma excelente vida útil ao equipamento. Dentre os principais ramos que exigem a utilização do EPI estão atividades em que os trabalhadores estejam expostos a riscos químicos, altura, ruídos, calor ou frio, produtos tóxicos, eletricidade, objetos cortantes e impactos com detritos. Existem equipamento de proteção individual projetados especialmente para proteger contra determinados riscos. Dentre os EPIs mais comuns estão calçados, máscaras de proteção, luvas, óculos, protetores auriculares e capacetes. Esperamos que após essas valiosas 5 dicas para fazer melhor uso do seu EPI, você tenha absorvido as boas práticas que garantem um ambiente de trabalho seguro e agradável.

Confira outras postagens do Blog SafetyTrab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 − 4 =

WhatsApp chat