Bota com biqueira de aço: Conheça a importância

Ao contrário das botas comuns, as botas destinadas ao uso como Equipamento de Proteção Individual (EPI) possuem características únicas que garantem a segurança do trabalhador, através da devida certificação do INMETRO.

Dessa forma, esse tipo de calçado especial possui, em algumas de suas variações, o que é chamado de biqueira de aço.

Mas qual é a importância da biqueira de aço?

É isto o que iremos responder ao longo deste artigo. Conheça o que são as biqueiras de aço das botas de segurança e as vantagens deste modelo de biqueira. Confira!

O que é a biqueira de aço?

Fabricada com materiais de altíssima qualidade e resistência, a bota com biqueira de aço é um Equipamento de Proteção Individual – EPI – que é um resultado direto da constante evolução dos dispositivos de segurança.

Trata-se de um calçado de segurança que possui a parte da frente em aço, de modo a proteger melhor os pés de objetos pesados ou perfurocortantes.

O aço aplicado nas biqueiras dos calçados de segurança é feito de chapas de carbono, que passam por processos contínuos de tratamento térmico.

Alguns modelos possuem, ainda, acabamento eletrostático, o que torna o sapato ainda mais resistente contra impactos, cortes e compressões.

Confira o tipo de proteção oferecido pelas botas com biqueiras de aço:

  • Impactos: a biqueira protege os pés em caso de quedas de materiais pesados;
  • Cortes: a biqueira também aumenta a proteção contra perfurações ou cortes no calçado que possam ferir os pés do usuário;
  • Quedas e queimaduras: o solado emborrachado da bota auxilia a proteger o trabalhador contra quedas e altas temperaturas.

Prós e contras da biqueira de aço

Apesar de todas as proteções que as biqueiras de aço oferecem, ainda é preciso escolher bem o ambiente de trabalho no qual este tipo de equipamento será utilizado.

Para fazer esta avaliação, é importante considerar os prós e contras das botas com biqueira de aço.

Prós:

  • As botas com biqueira de aço oferecem maior proteção do que botas com biqueira de composite, em especial para ambientes com riscos a partir do uso de equipamentos muito pesados, como motosserras ou trituradores.
  • Estes materiais também são, muitas vezes, mais baratos do que botas com biqueira de composite, que custam mais para serem fabricadas.

Contras:

  • As botas com biqueira de aço são mais pesadas do que botas com biqueira de composite;
  • Elas também são menos adequadas para os trabalhadores que fazem muita caminhada durante sua jornada de trabalho. No entanto, nos últimos tempos, as botas com biqueiras de aço se tornaram significativamente mais leves e mais confortáveis;
  • Este tipo de EPI também pode disparar detectores de metal, por isso, não são recomendadas para aqueles que passam regularmente por verificações de segurança com detectores de metal.

Como escolher o tipo de biqueira adequado?

Uma das principais dúvidas, para quem compra regularmente EPIs e calçados de segurança, diz respeito a como escolher o material correto.

Quando se trata de botas de segurança, é importante analisar e responder às seguintes questões:

  • Sua equipe de profissionais enfrenta riscos de esmagamento ou perfuração de pés com materiais pesados ou equipamentos?
  • Qual é o nível de proteção que você precisa?
  • Sua equipe anda muito ou exige proteção de pé por longas horas?
  • Sua equipe trabalha em condições climáticas extremas?
  • Sua equipe passa regularmente por detectores de metal?
  • Você precisa de outros recursos? Por exemplo: impermeabilização, sola intermédia reforçada, antiestática, extrema resistência ao calor.

A partir das respostas a estas perguntas, será possível definir qual o equipamento mais adequado para você, ou para os trabalhadores de sua empresa.

Porque algumas pessoas acham que as biqueira de aço são proibidas?

Recentemente, surgiram informações de que a Biqueira de Aço não poderia mais ser utilizada na confecção de Botas de Segurança.

Os inconvenientes de quem utiliza esse tipo de biqueira envolvem a proibição do uso da bota em bancos, já que o aço da biqueira provoca o travamento da porta giratória e, especialmente, porque a NR 6 estabelece que é um EPI que deve apenas ser utilizado para o fim que se destina.

Além disso, quando feita com material de baixa qualidade, a Bota de Segurança com Biqueira de Aço pode apresentar o “efeito guilhotina”, quando os objetos pressionam a ponta do calçado e o aço acaba cortando os dedos do trabalhador.

A Bota de Segurança é um EPI e a sua utilização está regulamentada na NR 6, que detalha a obrigatoriedade de utilização dos Equipamentos de Proteção Individual nos ambientes em que são necessários.

Além disso disso, a NR 18 trata das questões de segurança na área da construção civil, uma das áreas nas quais mais é utilizada a Bota de Segurança com Biqueira de Aço.

Porém, em nenhuma dessas normas regulamentadoras consta que a biqueira de aço foi proibida na confecção das Botas de Segurança.

O importante é sempre verificar a qualidade do EPI, por exemplo, analisando o Certificado de Aprovação dele.

Agora que você já sabe o que é um calçado de segurança e a importância deste EPI para a segurança do trabalho, convidamos você a continuar se informando e aprendendo.

Para isso, preencha o formulário abaixo e receba, em sua caixa de email, os artigos e outros materiais que preparamos regularmente, sobre os Equipamentos de Proteção Individual e sobre Segurança do Trabalho!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − doze =

WhatsApp chat