Comprar EPIs pela internet: dicas de segurança

Dicas para comprar EPIs pela internet com segurança

Atualmente, as compras online já fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Esta é uma forma de consumo que oferece variadas comodidades — como economia de tempo, receber o produto em casa e a possibilidade de pesquisar os preços com mais calma. Com a chegada do novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, a tendência é que as compras online cresçam ainda mais, assim como as dúvidas em relação à segurança oferecida pela internet.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório para todas as situações profissionais em que as medidas de segurança coletiva não são suficientes para evitar completamente os riscos existentes em determinada atividade. Por isso, a compra de EPIs pela internet pode ser a solução ideal para empresas que precisam desses dispositivos para continuar funcionando, sobretudo em meio à pandemia.

Qual a importância dos EPIs?

O uso de EPIs é fundamental para garantir a saúde, segurança e bem-estar dos profissionais durante sua jornada de trabalho. Sua principal função é prevenir acidentes, minimizar suas consequências e proteger o organismo do usuário de agentes que podem ser prejudiciais. É o caso de substâncias tóxicas, gases contaminantes e até mesmo vírus e bactérias causadores de doenças.

Os Equipamentos de Proteção Individual necessários para garantir a segurança de um profissional variam conforme as características de sua área de atuação e do ambiente laboral.

A determinação dos EPIs para cada atividade e situação não é feita ao acaso. Os equipamentos necessários são apontados por um especialista em Segurança do Trabalho após avaliação criteriosa dos riscos ocupacionais existentes.

O fornecimento dos dispositivos de segurança deve ser feito gratuitamente pela empresa empregadora, que também precisa oferecer treinamento prévio para garantir a correta utilização dos EPIs. Quem não cumpre essas determinações não apenas coloca seu colaborador em risco, mas fica sujeito a arcar com multas, adicionais de insalubridade e até mesmo interdição da empresa.

Como comprar EPIs pela internet com segurança?

Em aspectos gerais, a aquisição de EPIs pela internet requer praticamente os mesmos cuidados exigidos no momento de efetivar qualquer tipo de compra online. É fundamental, portanto, escolher um site confiável e que tenha uma boa reputação perante os consumidores, bem como apresente uma política de compra transparente e com canais de atendimento acessíveis e que funcionam.

Outro ponto que vale a pena ser considerado são os valores dos produtos oferecidos: em suma, preços muito baixos em comparação com a concorrência demandam atenção. As formas de pagamento que são aceitas também devem ser avaliadas criteriosamente, preferindo sites que trabalham com sistemas financeiros que contam com uma plataforma intermediária segura — como PagSeguro ou PayPal.

No que diz respeito especificamente à aquisição de dispositivos de segurança ao trabalhador, as principais dicas para comprar EPIs pela internet com segurança são:

Avalie os fabricantes

Muito mais do que os preços, é importante verificar o fabricante do EPI que está sendo vendido no site. Dessa forma, é possível avaliar se o dispositivo foi desenvolvido e confeccionado por uma empresa de confiança. Isso mostra que o item respeita um padrão de qualidade atestado por outros cliente e por testadoras de confiança. Pesquise a respeito das marcas, buscando referências do mercado.

Verifique o Certificado de Aprovação

O Certificado de Aprovação (CA) é um documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que atesta a qualidade e funcionalidade de um EPI. Todos os dispositivos de proteção comercializados no Brasil precisam, obrigatoriamente, possuir esta certificação comprovando que eles foram submetidos e aprovados em testes específicos.

Por isso, para ter a certeza de que o EPI realmente vai contribuir para a segurança dos trabalhadores, vale a pena sempre conferir se o dispositivo em questão possui o Certificado de Aprovação. Em outras palavras, sempre faça a consulta do CA de um EPI antes de adquiri-lo.

Entenda o frete e prazo de entrega

Outro ponto que requer atenção ao comprar EPIs pela internet com segurança é o frete e prazo de entrega dos dispositivos adquiridos. Isso porque, quando uma empresa que necessita obrigatoriamente de equipamentos de proteção para funcionar, ela certamente não pode ficar sem EPIs em seu estoque. Nesse sentido, é necessário sempre avaliar se vale a pena optar por um fornecedor que demora muito para entregar os produtos.

O valor do frete também deve ser considerado, já que muitos fornecedores cobram mais caro para fazer as chamadas entregas rápidas ou express. O ideal, portanto, é sempre se planejar com um pouco de antecedência para comprar os EPIs pela internet. Assim, é possível ter um prazo tranquilo e não ter que arcar com fretes maiores.

Veja se o fornecedor acompanha as mudanças do mercado

No que diz respeito à Segurança do Trabalho, tanto as leis quanto os equipamentos de segurança estão em constante atualização. Por isso, é fundamental verificar se o site é de uma empresa que está sempre atenta a essas mudanças e tem seu estoque de EPIs sempre modernizado e atualizado — garantindo assim mais segurança aos profissionais que utilizarão os equipamentos.

Covid-19 e compras online: como se proteger?

Com a pandemia do novo coronavírus, as compras online aumentaram exponencialmente. Os e-commerces têm se destacado como uma das soluções para a manutenção do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando o assunto é proteção individual este tipo de compra se torna ainda mais essencial, uma vez que muitos EPIs colaboram diretamente para a prevenção da Covid-19.

Neste contexto específico, algumas medidas de segurança que podem ajudar a comprar EPIs pela internet com segurança são:

  • Fazer o pagamento online, de modo a evitar encostar em dinheiro e máquinas de cartão que entraram em contato com outras pessoas;
  • Pedir para o entregador deixar o pedido na porta, sem contato direto com o consumidor;
  • Higienizar embalagens assim que elas chegarem. Um pano embebido em álcool 70% já é suficiente;
  • Lavar bem as mãos após pegar a entrega.

A SafetyTrab atua no comércio e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, Proteção Coletiva e equipamentos de segurança. Com um amplo portfólio selecionado a partir de profissionais criteriosos, a empresa leva as melhores e mais seguras opções de produto, atuando sempre com confiabilidade e clareza.

Para saber mais sobre o trabalho da SafetyTrab e entender como levar mais proteção a seus colaboradores, preencha o formulário abaixo com seu e-mail e receba todos os materiais produzidos regularmente pela empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − treze =

WhatsApp chat