Conheça os EPIs para mercado.

EPIs para mercado


Você já parou para pensar, na quantidade de riscos que os colaboradores de pequenos, médios e grandes mercados estão expostos ou os EPIs para mercado que devem ser adquiridos para a segurança dos colaboradores?

Diariamente estes profissionais compartilham espaço com máquinas que podem decepar membros em questão de segundos, riscos elétricos, além de atuar em atividades repetitivas .

Portanto, é necessário proteger os colaboradores destes riscos, a partir da utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) novos e de qualidade.

Dessa forma, foi criada uma Norma Regulamentadora exclusiva para definição e proteção contra os riscos aos profissionais que atuam em maquinas que podem trazer risco ou lesionar o colaborador.

Esta norma, leva em consideração as máquinas que são utilizadas em diversos setores. Oferecendo diversos níveis de riscos físicos, químicos e ergonômicos que podem ser encontrados em diversos setores dos mercados.

Conheça a NR12

Neste artigo vamos falar brevemente sobre a NR 12, uma das diversas normas regulamentadoras criadas pelo Ministério do Trabalho, buscando introduzir o leitor ao contexto do artigo sobre EPIs para mercado.

Esta norma prevê a utilização de determinados equipamentos de proteção individual durante a realização de atividades envolvendo maquinas e equipamentos que podem causar danos ao usuário.

Estes equipamentos podem ser encontrados em vários setores de hipermercados e supermercados, como por exemplo: Os setores de panificação e confeitaria, restaurantes e açougue.

Dessa forma, assim como outras normas regulamentadoras, esta NR prevê a aplicação de multa aos mercadistas que não cumprirem o objetivo de proteger adequadamente seus colaboradores.

A aplicação de multa se dá, da seguinte forma:

Uma primeira fiscalização é feita e os equipamentos inadequados a norma regulamentadora serão imediatamente interditados. Assim, a empresa terá o prazo de 12 meses para adequar os equipamentos a norma, caso contrário, em uma segunda fiscalização, será aplicada penalidade de multa. Os valores aplicados na multa, podem superar o valor dos equipamentos.

Os equipamentos que devem ser conferidos de acordo com as normas são:

  • Fatiadora de pães;
  • Modeladora;
  • Laminadora;
  • Batedeira;
  • Amassadeira;
  • Cilindro de panificação;
  • Fatiador de frios;
  • Amaciador de bife;
  • Serra-fita;
  • Moedor de carne;
  • Fatiador de bife.
  • Câmara Fria

Medidas coletivas e individuais necessárias

Baseado em estudos feitos pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) do supermercado, por meio de exames e fiscalizações periódicas.

Será feito o levantamento dos EPIs de uso obrigatório em todo o estabelecimento e em equipamentos específicos para determinadas áreas, além de definição de placas que devem ser instaladas para sinalização de risco e/ou alertas sobre a necessidade de um equipamento de proteção.

EPIs para Mercado comumente utilizados

Resumidamente os mercados utilizam determinados equipamentos para proteção dos colaboradores, estes EPIs podem ser utilizado em diversos setores que serão brevemente segmentados abaixo:

Uso obrigatório em todo o estabelecimento:

Botina de Elástico com Bico de PVC USafe Fujiwara

Garantem a segurança caso algum objeto atinja os membros inferiores do colaborador, evitando possíveis ferimentos que possam o incapacitar.

EPIs para Açougue e frigoríficos:

Luva Malha de Aço

Garantem proteção contra possíveis cortes nas mãos causados por facas de corte, serra-fita ou fatiador de bife.

Avental de PVC Laminado Cristal Plastcor CA 30570

Garante que o colaborador não suje o uniforme ou infecte o alimento com as vestes do corpo.

Óculos de Segurança Jaguar Incolor - Kalipso

Garante que nenhum objeto volante como pedaços de ossos atinja os olhos do colaborador ao processar peças de carne, ou que o sangue dos animais atinja os olhos podendo causar infecções ou complicações que gerem o afastamento.

Protetor Auricular de Espuma tipo Plug 1100 3M

Garantem a proteção auditiva e mantém a saúde mental do colaborador que está exposto a ruídos de máquinas que podem causar dores de cabeça ao estar exposto a muito tempo.

Bota de Pvc Cano Curto Branca Fujiwara

Garantem que respingos de gordura ou sangue atinjam os pés do colaborador evitando possíveis escorregões e quedas.

Toucas, luvas e máscaras descartáveis

Garantem que o alimento não seja contaminado por agentes biológicos como fungos, bactérias ou agentes externos como pelos e fios de cabelo.

Roupa térmica para Camara Fria

Os colaboradores que fazem acesso a câmaras frias como frigoríficos ou freezer de carne é necessário que seja utilizado roupões térmicos específicos para manutenção da saúde e temperatura do colaborador.

EPIs para padaria, restaurantes e confeitaria:

Toucas, luvas e máscaras descartáveis

Assim como no setor de carnes é necessário reforçar a proteção contra agentes que podem infectar o alimento, por tanto é necessário também a utilização deste EPI neste setor.

Avental Luvas Térmico

Garantem a proteção contra riscos físicos como calor excessivo a quem está exposto a bocas de fornos e fornalhas ou atua com manipulação de itens com alto calor térmico.

Avental de PVC Laminado Cristal Plastcor CA 30570

Garantem que nenhum líquido quente atinja o tronco do colaborador evitando assim possíveis queimaduras.

Sapato Ocupacional Antiderrapante Fujiwara Moov Branco

Estes modelos de sapatos de proteção são ideias para garantir a segurança e conforto contra riscos de queda, exercem excelente aderência e conforto aos usuários, evitando possíveis quedas por conta do piso úmido ou molhado.

Luva Malha de Aço

Garantem proteção necessária ao manusear facas ou equipamentos que podem ferir gravemente as mãos dos colaboradores que atuam nestas áreas.

Luva de Proteção Multiserv 625 Promat CA 31336

Garantem a proteção ao fazer a lavagem das louças, evitando abrasão de produtos químicos.

EPIs para limpeza e higiene:

Sapato Ocupacional Antiderrapante Fujiwara Moov Branco

Garantem a proteção contra possíveis escorregões que podem ocorrer durante as atividades de limpeza do local, evitando assim possíveis afastamentos indesejáveis.

Bota de Pvc Cano Curto Branca Fujiwara

Garantem excelente proteção contra agentes biológicos ou líquidos infecciosos que podem atingir os membros inferiores do colaborador, evitando assim escorregões e aumento do bem estar do colaborador.

Luva de Proteção Multiserv 625 Promat CA 31336

Proporcionam excelente proteção as mãos contra agentes químicos que podem ser abrasivos as mãos, ou agentes biológicos que podem estar presente nos banheiros do local.

Toucas, luvas e máscaras descartáveis

São excelentes para a proteção durante a limpeza de frutas ou prateleiras, garantindo que nenhum produto seja contaminado.

O que fazer para estar de acordo com a NR 12?

As medidas para estar de acordo com a norma regulamentadora são sempre bem vindas a fim de garantir o cumprimento das regras.

Tendo em vista que a maioria das atividades para manutenção da segurança já são aplicadas pelos supermercados rotineiramente, existem algumas medidas que podem auxiliar e evitar de maneira mais eficaz possíveis penalizações.

  • Revisar sempre os equipamentos, respeitando um calendário de manutenção;
  • Educar os colaboradores a fazer anotações e sempre escrever o treinamento de utilização do equipamento;
  • Definir práticas para início, meio e fim do serviço;
  • Listar os EPIs e sempre fiscalizar a utilização e condição dos equipamentos.
  • Certificar sempre as instalações elétricas do equipamento.

Por fim, esperamos ter te auxiliado com suas dúvidas sobre a NR12 e os EPIs para mercado.

Caso tenha alguma recomendação ou sugestão deixe nos comentários e responderemos o mais breve possível e muito obrigado por ter lido até aqui.

Confira outros artigos do nosso blog caso tenha mais dúvidas sobre EPI ( Equipamentos de Proteção Individual).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 12 =

WhatsApp chat