EPIs para cozinha industrial: Conheça os principais

epis para cozinha industrial

Você conhece quais são os principais EPIs para cozinha industrial? Neste artigo, iremos apresentar eles a você.

Todos nós sabemos dos riscos que o trabalho nas cozinhas oferece. Sejam eles em nossas casas e, principalmente, em cozinhas industriais, aonde o risco de acidentes aumenta exponencialmente.

Na cozinha industrial, todo o cuidado deve ser redobrado, pois as atividades de trabalho neste ambiente envolvem muitos riscos, de diversas fontes.

Por isso, é indispensável o uso de EPI – Equipamentos de Proteção Individual – em cozinhas industriais.

Neste artigo, você irá conhecer os principais EPIs para cozinha industrial. Saiba quais são e qual a utilidade de cada um deles, para a proteção dos trabalhadores. Confira!

A importância dos EPIs para cozinha industrial

As cozinhas industriais apresentam grande periculosidade aos trabalhadores envolvidos neste ambiente, devido, principalmente, aos equipamentos e às ferramentas utilizadas.

Por isso, é necessário que os profissionais que irão atuar em cozinhas industriais sejam devidamente treinados e estejam aptos para exercer as atividades da sua rotina de trabalho.

As normas para o funcionamento de cozinhas industriais são bastante rígidas, exigindo dos empregadores a perfeita implementação de todas as exigências técnicas de segurança.

Já aos funcionários, é preciso experiência e conhecimento, para a utilização das ferramentas e equipamentos presentes nas cozinhas industriais, tais como facas e outros equipamentos de corte, agentes químicos, fogões e demais utensílios que apresentem alta periculosidade,

Além disso, os profissionais precisam estar atentos à utilização de todos os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual disponibilizados para a sua própria proteção.

Há de se ressaltar que todos os EPIs utilizados em uma cozinha industrial devem ser adequadamente certificados e válidos, contendo a qualidade exigida pelos órgãos normativos brasileiros.

Os Equipamentos de Proteção Individual para cozinhas industriais

A seguir, confira a lista com os principais EPIs para cozinha industrial e qual a importância deles, para os profissionais envolvidos.

Aventais

O primeiro dos EPIs para cozinha industrial do qual falaremos são os aventais.

Os aventais servem para proteger o trabalhador dos respingos de óleos ou outros produtos químicos, e contra temperaturas extremas.

Por isso, na cozinha industrial existem dois tipos de avental mais comuns, que são:

  • Avental para proteção térmica, que é ideal para temperaturas extremas, possibilitando ao profissional exercer as atividades com segurança em temperaturas de até 250 ºC. Ele é muito utilizado para proteger o trabalhador em atividades que são realizadas próximas à fogões, fornos e contra respingos de óleos.
  • Avental de PVC ou silicone, que é ideal para proteger o trabalhador e suas vestimentas em atividades que envolvem um grande volume de água. Também é utilizado para evitar o contato com a umidade ou produtos químicos.

Toucas

O uso de toucas fundamental para garantir a higiene no preparo dos alimentos. É preciso que a touca cubra todo cabelo, evitando que fios caiam, no momento em que o trabalhador realiza as atividades na cozinha.

Existem diversos tipos de toucas, porém, a mais comum é a touca sanfonada descartável, que é muito comum nas cozinhas industriais de supermercados, restaurantes, padarias, entre outros estabelecimentos que lidam com o preparo de alimentos regularmente.

Máscaras respiratórias

As máscaras de segurança são utilizadas para a proteção da aspiração de partículas respiratórias. Elas também evitam que o trabalhador contamine os alimentos, ao realizar as suas tarefas.

Enquanto utilizados como EPIs para cozinha industrial, os mais comuns são os respiradores descartáveis, que são destinados à proteção do trabalhador contra inalação de partículas presentes na cozinha industrial e de uso único.

Mangas ou Mangotes

As mangas ou mangotes são utilizados para a proteção dos antebraços do trabalhador.

É essencial a conscientização do uso deste EPI, pois é através dele que é possível evitar possíveis queimaduras ao exercer as atividades em cozinhas industriais.

Calçados de segurança

Os calçados de segurança também são EPIs para cozinha industrial, pois protegem os pés do trabalhador em suas atividades, além de prevenir possíveis acidentes como escorregões e quedas.

Na cozinha industrial, é preciso que o calçado de segurança seja antiderrapante, visto que encontramos pisos molhados ou até mesmo sujos com os alimentos, gorduras e respingos que caem no chão, durante a jornada de trabalho.

Veja também: Conheça a importância e saiba como escolher o calçado de segurança correto

Luvas de segurança

As luvas de segurança são o principal EPI para cozinha industrial. Isto porque elas são decisivas para garantir a proteção das mãos e braços dos profissionais.

Existem diversos tipos de luvas de segurança que podem ser utilizados em cozinhas industriais, porém, é preciso de uma luva específica para cada atividade:

  • Luva Térmica: ideal para proteger as mãos do trabalhador contra temperaturas extremas, como manuseio em fornos, fogões e o transporte de formas quentes, ou mesmo para o outro extremo, em temperaturas frias, como alimentos congelados.
  • Luva Anticorte: As luvas de segurança anticorte servem para proteger o trabalhador ao manusear facas de lâminas lisas, serras e outros tipos de ferramentas utilizadas na cozinha industrial. Elas garantem a proteção contra cortes e ferimentos.
  • Luva de Procedimento: As luvas de procedimentos são ideais para a manipulação dos alimentos, já que garantem a eliminação de agentes contaminantes e de possíveis doenças transmitidas por eles.

Veja também: Luvas de segurança – Como escolher o EPI correto e garantir a segurança plena do trabalhador

Você sabia que é possível cadastrar a sua empresa para compras faturadas na SafetyTrab?

Além de garantir a segurança dos colaboradores da sua empresa, você também terá a garantia de agilidade no processo de compra, atendimento especializado de um técnico de segurança, facilidade no pagamento e agilidade na entrega.

Renove os equipamentos de proteção individual para eletricista da sua empresa, preservando a saúde e segurança dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 1 =

WhatsApp chat