EPIs para eletricistas: Conheça os equipamentos para proteção contra riscos elétricos

Os EPIs para eletricistas são fundamentais para a proteção dos trabalhadores em uma das funções mais arriscadas: as que envolvem eletricidade. 

O uso dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) significaram um grande avanço na temática da segurança do trabalho.

Os EPIs são fundamentais para a segurança de todos os trabalhadores envolvidos em atividades potencialmente inseguras.

No que diz respeito a trabalhos envolvendo eletricidade, o uso de EPIs é indispensável.

As atividades que envolvem eletricidade estão entre aquelas que mais apresentam risco aos trabalhadores.

E, por conta disso, exigem qualificação, conhecimento e o correto uso dos equipamentos de proteção individual para eletricistas.

Neste artigo, você vai conhecer os EPIs para eletricistas. Saiba qual a importância deles, para a segurança dos trabalhadores, e conheça mais sobre a NR 10, a Norma que rege os trabalhos que envolvem eletricidade.

Índice do artigo

O risco de trabalhos com eletricidade

Ao pensar no trabalho de eletricistas, o primeiro risco imediato, que se associa a tal prática, é o de choques de alta tensão.

De fato, tal trabalho expõe os profissionais ao contato com fios condutores de eletricidade, havendo risco de choques acidentais.

No entanto, o risco dos trabalhadores com eletricidade não envolvem o fato do choque elétrico em si. Mas sim, as consequências deste incidentes, no corpo humano.

Por exemplo, correntes acima de 100 mA podem causar óbito, se atravessarem o coração. Causando parada cardiorrespiratória, que é uma das principais causa de morte, a partir de acidentes envolvendo eletricidade.

EPIs para eletricistas - efeitos da corrente eletrica no corpo humano
Fonte: Newton C. Braga, Coleção Saber Eletrônica – Circuitos & Informações – Volume I, página. 111. Editora Saber – São Paulo, SP.

Além disso, existem outros riscos indiretos, envolvidos com a ocorrência de acidentes envolvendo eletricidade:

  • Lesões faciais, nas mãos e no tronco, por conta de choques oriundos de arcos fotovoltaicos;
  • Traumas na cabeça, a partir de quedas pós choques elétricos;
  • Objetos eventualmente arremessados contra o corpo do trabalhador, por conta de reações elétricas.

Por conta de todos estes riscos, o uso de EPIs para eletricistas são essenciais. Evitando inúmeros acidentes na rotina de trabalho destes profissionais.

A norma dos EPIs para eletricistas: NR 10

A relevância dos EPIs para eletricistas e os riscos que permeiam esta importante profissão são consideráveis.

Tanto, que há uma Norma Regulamentadora (NR) específica para tal finalidade.

Trata-se da NR 10, a qual dispõe sobre: “Os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.”

A NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade – ajuda a mitigar os riscos existentes nos trabalhos que envolvam eletricidade, protegendo a saúde e segurança do trabalhador, reduzindo riscos de acidentes.

A Norma também dispõe sobre a função do eletricista, que deve ser executada por um “profissional qualificado, habilitado e autorizado”.

É fundamental o treinamento e o conhecimento para prevenção dos acidentes. Afinal, existem muitos riscos nas tarefas realizadas na rede elétrica.

Nós já falamos aqui no blog sobre o Curso de NR 10 e outros especializações para o trabalho seguro e você pode conferir ele clicando AQUI.

Segundo a NR 10:

10.6.1.1 Os trabalhadores (…) devem receber treinamento de segurança para trabalhos com instalações elétricas energizadas, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no Anexo II desta NR. (Carga horária mínima de 40 horas)

A NR 10 ainda apresenta medidas de proteção coletiva e individual. Além de se preocupar com a segurança em projetos, abordando também segurança na construção, montagem, operação e manutenção de instalações elétricas.

Conheça os principais EPIs para eletricista

Em atividades que envolvem eletricidade, o trabalhador sempre deve ficar atento na hora de identificar o EPI para eletricista correto, assegurando a funcionalidade do equipamento, contra os riscos encontrados no ambiente de trabalho.

Abaixo, conheça os principais EPIs para eletricistas:

  • Óculos de segurança: Um dos equipamentos de proteção individual para eletricista mais importantes são os óculos de segurança. Eles atuam protegendo contra eventuais lesões nos olhos, ocasionadas por faíscas ou objetos que possam voar em direção ao rosto durante o manejo de fios e afins;
  • Luvas de borracha para eletricista: Equipamento isolante que protege contra choques, até mesmo de alta tensão;
EPIs para eletricistas - luva isolante de borracha
  • Luvas de proteção para eletricistas: Também chamada de luva de cobertura, essas luvas de segurança garantem proteção mecânica, protegendo o eletricista de lesões causadas por atritos com objetos;
  • Capacete de segurança de classe B: Os capacetes de segurança também são equipamentos de proteção individual para eletricistas. Além de leves e anatômicos, estes capacetes são altamente resistentes contra possíveis impactos, sendo indispensáveis para quem trabalha com eletricidade em altura.
EPIs para eletricistas - Capacete de Segurança Classe B
  • Cinto de segurança do tipo paraquedista: Este equipamento é necessário para atividades realizadas acima de dois metros do nível do solo, garantindo segurança sem comprometer a autonomia de movimentação do eletricista, quando em trabalho em altura;
  • Trava quedas: O trava quedas é um dispositivo complementar ao cinto de segurança, pois é este equipamento que faz a ligação entre o cinto e um ponto de ancoragem. Assim, este equipamento trava o cinto (preso ao corpo do eletricista), impedindo quedas e lesões em decorrência das mesmas;
  • Vestimentas especiais para eletricistas: Uniformes com camisas e calças especiais, com proteção antichamas, e sem materiais condutores em sua composição.
EPIs para eletricistas - Uniforme para Eletricista

Você sabia que é possível cadastrar a sua empresa para compras faturadas na SafetyTrab?

Além de garantir a segurança dos colaboradores da sua empresa, você também terá a garantia de agilidade no processo de compra, atendimento especializado de um técnico de segurança, facilidade no pagamento e agilidade na entrega.

Renove os equipamentos de proteção individual para eletricista da sua empresa, preservando a saúde e segurança dos trabalhadores.

Basta clicar no banner abaixo, para cadastrar a sua empresa e garantir condições especiais de frete e descontos exclusivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 10 =

WhatsApp chat