Os equipamentos de proteção respiratória e sua importância para a segurança dos trabalhadores

equipamentos de protecao respiratoria

Aqui no blog da SafetyTrab, sempre falamos da importância dos mais diversos tipos de EPIs. E hoje, chegou a vez dos equipamentos de proteção respiratória.

Estes equipamentos atuam na proteção, contra a exposição dos usuários à agentes químicos que circulam pelo ar, como poeira, gases químicos, vapores, entre outros.

A manutenção da qualidade do ar, no ambiente de trabalho, é fator fundamental para a qualidade do trabalho. Bem como para a garantia de saúde dos colaboradores envolvidos.

Um grande problema, no entanto, é o fato de que os equipamentos de proteção respiratória atuam contra um “inimigo silencioso”. Ou seja, os riscos presentes no ar não são visíveis e nem chamam a atenção à primeira vista.

No entanto, isso não diminuiu a importância destes equipamentos. Muito pelo contrário, apenas aumenta a necessidade destes EPIs estarem sempre em boas condições, além de contarem com a certificação do INMETRO e os colaboradores aptos e treinados, para o uso correto dos equipamentos de proteção respiratória.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância dos equipamentos de proteção respiratória. Conheça quais são os tipos de equipamentos disponíveis e veja dicas para o uso dos EPIs para proteção respiratória.

equipamentos de protecao respiratoria

Quais são os riscos respiratórios para a saúde do trabalhador?

Qualquer alteração, nos níveis ideais de oxigênio, em qualquer ambiente, se configura como risco para as pessoas. O corpo humano depende, para a sua respiração, de um ar com mistura de cerca de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases.

Supondo um ambiente no qual exista o risco de inalação de vapores ou gases químicos, a presença destes gases poderá causar problemas graves, como asfixia das pessoas no ambiente, o que pode ter efeitos fatais.

Porém, outros problemas de saúde podem ocorrer, mesmo sem a gravidade de uma asfixia. Para trabalhadores que atuam em ambientes com muita poeira, por exemplo, a inalação da sujeira em micropartículas, que é a composição da sujeira, possui efeitos perigosos, no longo prazo.

Isto porque, a inalação constante de poeira pode causar a gradual obstrução dos canais respiratórios, gerando problemas para se respirar, mesmo fora da atividade de trabalho.

Além disso, a aspiração constante de poeira pode levar ao trabalhador a inalar bactérias ou fungos, que podem estar alojados na poeira e, através da inalação, irem acabar parando no organismo do colaborador.

Todos estes aspectos devem ser levados com muita importância. Desde que aqueles mais graves, como a exposição a gases químicos, a outros mais discretos, como a exposição prolongada a poeira.

Isto porque, os danos à saúde respiratória são profundos e podem gerar repercussões muito negativas e prolongadas, na vida dos trabalhadores. Fatores que apenas reforçam a importância de utilizar corretamente os equipamentos de proteção respiratória.equipamentos de protecao respiratoria

Os principais equipamentos de proteção respiratória

Máscara de proteção respiratória

As máscaras de proteção respiratória são equipamentos de proteção individual de trabalhadores, em ambientes nos quais houverem impurezas no ar que, conforme já explicamos acima, são riscos que podem causar sérios danos à saúde dos trabalhadores.

Estas máscaras podem ser descartáveis ou reutilizáveis, dependendo do modelo. Os modelos descartáveis costumam ser aqueles mais baratos e indicados para uso em ambiente nos quais os riscos respiratórios são gerados pela projeção de partículas.

Como é o caso de serrarias, carpintarias, interiores de obra, entre outros. Isto porque as mascarás descartáveis não são indicadas para a proteção em ambientes nos quais há o risco de gases e vapores químicos, dado que não promove proteção contra estes fatores.

equipamentos de protecao respiratoria

Já as máscaras reutilizáveis, são equipamentos mais robustos, mas, que ainda assim, não devem ser utilizadas para a proteção contra gases e vapores.

Este tipo de EPI deve ser utilizado em ambientes com projeção de partículas mais densas, como poeira de serralheria, carpintaria, pintura, entre outros.

Para a reutilização, é necessária a limpeza do equipamento, antes de ser utilizando em trabalho novamente. O objetivo é manter ambos as faces da máscara limpas, para que não prejudique a retenção de partículas aéreas.

equipamentos de protecao respiratoria

Respirador facial

O respirador facial, por sua vez, é um equipamento de proteção respiratória mais robusto. Ele é indicado para ambientes nos quais há a projeção de micropartículas, que podem não ser retidas por máscaras faciais simples. Ou mesmo para locais nos quais houver a exposição à gases e vapores químicos.

Estes equipamentos podem ser faciais ou semi faciais, dependendo do nível de cobertura que realizam do rosto do trabalhador.

equipamentos de protecao respiratoria

Os respiradores devem ser utilizados em conjunto à filtros químicos, mecânicos ou ambos.

Estes filtros atuam na retenção de gases ácidos e/ou vapores orgânicos, mantendo a mistura de oxigênio necessária, para a respiração do trabalhador. Nos filtros químicos, estão presentes diversos componentes químicos, que realizam a filtragem do ar, que impedem a inalação de gases tóxicos.

equipamentos de protecao respiratoria

Já nos filtros mecânicos, a filtragem do ar é feita pelo processo mecânico natural de respiração. O filtro atua na retenção de micropartículas de agentes químicos presentes no ar. Para que o trabalhador não inale nenhum componente perigoso.

equipamentos de protecao respiratoria

Dicas e cuidados com o uso de equipamentos de proteção respiratória

Algumas dicas e cuidados devem ser levados em consideração, quanto ao uso de equipamentos de proteção respiratória. Em primeiro lugar, é importante sempre estar atento à correta vedação dos equipamentos, junto ao rosto.

Isto porque, se não houver a vedação correta, as partículas podem atravessar os protetores e acabem sendo inaladas pelos trabalhadores. Por isso, o uso de máscaras pode ser comprometido por bigodes e barbas, que tendem a comprometer a correta vedação dos EPIs.

Outro aspecto importante é sempre manter a limpeza das máscaras e respiradores. Isto porque, especialmente após o uso em ambientes com alta projeção de partículas, os equipamentos podem ficar coberto de sujeira.

O que, novamente, pode prejudicar a proteção respiratória ao qual eles se propõem. Por isso, sempre antes do uso, de equipamentos de uso contínuo ou reutilizáveis, é recomendado uma limpeza simples.

Por fim, é sempre importante a verificação da validade dos filtros de máscaras respiratórias. Elas devem estar dentro da data de validade e serem colocadas de modo correto. Caso contrário, não irão cumprir o papel de proteção ao qual de propõem.

O melhor em Equipamentos de Proteção Individual

Agora que você conhece tudo sobre a importância dos equipamentos de proteção respiratória, não deixe de contar com a SafetyTrab. Nossa equipe está preparada para esclarecer todas as dúvidas e garantir que o EPI adquirido contribua, de fato, para a segurança do trabalhador. E seja perfeito, na relação de custo e benefício.

Confira hoje mesmo, a nossa linha completa de equipamentos de proteção respiratória. Oferecemos diversos tipos e modelos, para garantir o trabalho seguro, nas diferentes situações de trabalho.

Sobre a SafetyTrab

Estamos em Sorocaba (SP), porém, atendemos a todo o Brasil. Garantindo o fornecimento de equipamentos de qualidade e que estejam em total conformidade às normas e regras de segurança vigentes.

Dúvidas ou comentários? Deixe-as registradas nos comentários, teremos o maior prazer em responde-las.

Continue ligado no nosso blog, pois sempre teremos novidades e muita informação por aqui. Até a próxima!

Confira outras postagens do Blog SafetyTrab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − 7 =

WhatsApp chat