Esmerilhadeira: entenda para que serve essa ferramenta

Para que serve a esmerilhadeira?

Ferramenta bastante útil e prática, a esmerilhadeira é um equipamento elétrico que serve para cortar, lixar, polir e fazer acabamento em peças de aço e estruturas metálicas em geral. Trata-se de um dispositivo muito versátil e que pode ser utilizado para em projetos da construção civil, de solda ou de serralheria, cumprindo todas as finalidades citadas de maneira eficiente.

Também chamada de rebarbadeira, esmeriladora ou retificadora, a esmerilhadeira serve também para realizar serviços em outros tipos de material — mas requer bastante atenção e cuidado no uso. Um dos exemplos de uso em materiais diferentes do metal ou aço é o concreto aparente, uma vez que a ferramenta pode ser usada no desbaste ou polimento de peças e estruturas deste tipo.

O que é a esmerilhadeira?

O nome “esmerilhadeira” vem do verbo esmerilhar, que significa polir ou lixar. Este processo realizado por meio do desgaste da peça, aperfeiçoando-a e fazendo um acabamento adequado. Com função que normalmente se confunde com as famosas lixadeiras, as esmerilhadeiras se diferenciam principalmente por ter um maior número de rotações por minuto. Assim, elas podem ser usadas no trabalho com peças metálicas.

Existem, basicamente, três tipos de esmerilhadeira: angular, à bateria e pneumáticas retas ou verticais. A primeira é a mais comum entre elas, enquanto o segundo tipo é mais indicado para utilização em locais sem rede elétrica e as pneumáticas funcionam com ar comprimido e precisam de compressores para funcionar, sendo mais comuns em oficinas.

Independentemente do seu tipo, a esmerilhadeira é uma ferramenta composta por um motor elétrico que aciona um disco ou esmeril — que é responsável por desbastar o objeto que está sendo trabalhado. Existem diferentes discos para este dispositivo, e o modelo utilizado definirá o trabalho a ser realizado. Em geral, quanto mais abrasivo o disco, melhor será o resultado alcançado em materiais resistentes à tração.

Para que serve a esmerilhadeira?

Amplamente usada em indústrias e na construção civil, a esmerilhadeira serve para diferentes fins, de acordo com o disco que está sendo utilizado na ferramenta. Os discos de corte, por exemplo, têm a função de cortar itens feitos de aço, alumínio, metais e até pedras. Os discos de corte diamantados, por sua vez, são indicados para cortar azulejos, tijolos e outros materiais duros semelhantes.

Outra função para que serve a esmerilhadeira é o desbaste tanto para acabamento como para eliminar o excesso de um determinado material. É indicada, portanto, para retirada de rebarbas, imperfeições e restos de solda. Neste caso, é necessário usar um disco de desbastamento, que também pode ser aplicado para limpeza de superfícies e remoção de tintas ou outros revestimentos.

Em geral, as esmerilhadeiras também permitem que alguns acessórios específicos sejam acoplados a ela. É o caso, por exemplo, das escovas rotativas (que servem para remoção de sujeira e ferrugem) e das lixas — que exigem um cuidado especial no que diz respeito à alta rotação do equipamento.

Cuidados no uso da esmerilhadeira

A esmerilhadeira é uma ferramenta que pode ser usada tanto por profissionais, demandando sempre cuidados durante o uso. As diferentes funções do equipamento podem fazer com que pequenos fragmentos de material se soltem, e a abrasão pode criar fagulhas potencialmente prejudiciais à segurança do usuário.

Por isso, independentemente da qualidade da ferramenta, sua utilização sempre exige cuidados específicos de segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) condizentes com os riscos existentes. No caso do uso profissional, os cuidados devem seguir às regras da Norma Regulamentadora de número 12, que trata da segurança no trabalho com máquinas e equipamentos.

O manuseio correto da esmerilhadeira também é fundamental para minimizar as chances de que ocorram acidentes de trabalho, sendo que o ideal é que a pessoa receba treinamento adequado para uso.

Os EPIs apontados como de uso necessário para manuseio da esmerilhadeira são:

  • Óculos de proteção;
  • Luvas de segurança;
  • Protetor auricular;
  • Avental de raspa;
  • Máscara de proteção facial.

Caso o uso da ferramenta envolva corte, lixamento ou raspagem de objetos de metal, pode haver faíscas. Neste caso, é necessário que os óculos de proteção sejam específicos para trabalhos com solda. Trabalhos com concreto e outros materiais duros, por outro lado, exigem uso de uma máscara de proteção que cubra todo o rosto do usuário.

Como usar a esmerilhadeira: dicas de segurança

Outros cuidados essenciais em relação ao uso da esmerilhadeira envolvem uso cuidadoso, sempre seguindo as recomendações do fabricante. Isso significa, portanto, sempre utilizar discos com diâmetros que sejam compatíveis com a ferramenta e se atentar à posição correta na hora de realizar o trabalho.

Também é necessário preparar o local em que a ferramenta. É preciso garantir que nenhum objeto atrapalhe o funcionamento da esmerilhadeira e que nenhuma outra pessoa se aproxime do equipamento enquanto ele estiver em uso. Verificar se a voltagem da tomada está adequada ao dispositivo e conferir o estado de conservação dos discos são outros cuidados fundamentais.

Além disso, vale a pena adotar alguns cuidados de segurança como:

  • Sempre segurar o dispositivo firmemente, com as duas mãos;
  • Jamais se debruçar sobre a peça que está sendo cortada ou esmerilhada;
  • Não colocar força sobre a esmerilhadeira, deixando que a velocidade do disco atue sobre a peça;
  • Antes de desligar a máquina, sempre levantar o disco para que ele não esteja mais em contato com o material. Isso evita que você perca o controle da ferramenta;
  • Estar sempre atento ao trabalho que está sendo executado, evitando distrações;
  • Manter-se atento ao ambiente que está a sua volta, especialmente se houver crianças e animais no local;
  • Verificar sempre se o disco está encaixado corretamente;
  • Jamais use a esmerilhadeira com cachecol ou longos cabelos soltos que podem enroscar no disco em rotação;
  • Manter os discos e a ferramenta sempre limpos e conservados, evitando usar itens desgastados ou com peças frouxas.

A SafetyTrab trabalha com uma linha completa de ferramentas e acessórios fundamentais para a segurança durante o manuseio dos dispositivos, oferecendo a facilidade de comprar online e receber o dispositivo em sua casa, com segurança e agilidade.

Se você quiser saber mais sobre para que serve a esmerilhadeira e descobrir mais detalhes sobre as demais ferramentas disponibilizadas em nosso site, preencha o formulário abaixo e receba todo o material informativo produzido regularmente pela SafetyTrab!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × dois =

WhatsApp chat