Ficha de EPI: Conheça a importância e baixe o modelo

Ficha de EPI Conheça a importância e baixe o modelo

O correto registro da entrega dos Equipamentos de Proteção Individual aos profissionais de uma empresa faz parte dos esforços de segurança. E um auxiliar neste processo são as fichas de EPI.

Fornecer os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs – é uma das obrigações e funções principais para a segurança dos trabalhadores, que qualquer empresa precisa realizar.

Por isso, é muito importante controlar quando e quais trabalhadores receberam os equipamentos disponibilizados pela empresa.

É através da ficha de EPI que será possível comprovar que os equipamentos de proteção individual corretos e adequados foram entregues pela empresa aos seus profissionais.

Neste artigo, você irá conhecer a importância da ficha de EPI. Saiba como e quando preencher esta ficha de controle de equipamentos, e ainda baixe o nosso modelo exclusivo, para ser utilizado em sua empresa. Confira!

O que é a Ficha de EPI e qual a sua importância?

A ficha de EPI é o documento responsável por registrar a entrega dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – essenciais para o trabalhador exercer as suas tarefas no ambiente de trabalho.

Realizar a documentação do fornecimento dos equipamentos de segurança é uma medida importantíssima tanto para o empregado, quanto para o empregador.

Porém, para o empregador, o registro dos equipamentos entregues é obrigatório, conforme dita a NR 6 em seu item 6.6.1, que diz:

“6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:

h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.”

Além disso, registrar as entregas dos equipamentos, a partir de uma ficha de EPI é muito importante para o empregador em casos de eventuais defesas em processos judiciais, por conta de incidentes de segurança e acidentes de trabalho.

Outro momento no qual a ficha de EPI será importante é quando um auditor do Ministério do Trabalho eventualmente vier fiscalizar a sua empresa e irá pedir tal documentação.

ficha de epi
A ficha de EPI é o documento responsável por registrar a entrega dos EPIs

Qual a importância da ficha de EPI?

O controle da entrega dos equipamentos de proteção, a partir de uma ficha de EPI, permite a empresa supervisionar e garantir que efetivamente está fornecendo os equipamentos adequados para o trabalhador

Assim, a empresa conseguirá evitar eventuais futuros processos judiciais, por falta da utilização do equipamento de proteção individual por parte de seus colaboradores.

Por outro lado, o funcionário também garante um direito trabalhista de receber o EPI correto para exercer as suas atividades na jornada de trabalho.

De acordo com a NR 6, é obrigatório ao empregador fornecer os EPIs gratuitamente para proteger a saúde e a integridade física dos colaboradores.

ficha de epi
A ficha de EPI permite a empresa supervisionar os equipamentos que está fornecendo

Veja também: eSocial – Dados sobre segurança do trabalho serão obrigatórios a partir de 2019

Como preencher a ficha de EPI?

A seguir, confira o passo a passo que sua empresa poderá implementar, para fazer o registro e preenchimento da ficha de EPI.

  1. Ao retirar os equipamentos de proteção individual, solicite ao profissional de sua empresa a assinatura dele;
  2. Também deixe constar a data da entrega, descrição do produto, CA – Certificado de Aprovação, fabricante do equipamento, entre outros itens que são considerados essenciais para a ficha de EPI
  3. Solicite ao funcionário que também assine o termo de compromisso, que confirme o recebimento dos equipamentos
    1. Neste termo, procure deixar registrada a responsabilidade do funcionário pela guarda e conservação, comprometimento de apresentação para troca dos EPIs com defeitos ou desgastes naturais da utilização, assim como a declaração da consciência de medidas disciplinares por parte da empresa, caso o empregado não faça o uso dos equipamentos de segurança.

Baixe gratuitamente o modelo de Ficha de EPI exclusivo, produzido pela SafetyTrab. Utilize ele, livremente, para acompanhar e registar a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual de sua empresa.

Ficha de EPI Completa Baixe o modelo

Para isso, preencha o formulário abaixo e receba, em sua caixa de email, os artigos e outros materiais que preparamos regularmente, sobre os Equipamentos de Proteção Individual e sobre Segurança do Trabalho!

One thought on “Ficha de EPI: Conheça a importância e baixe o modelo

  1. Bruno Santos says:

    Boa tarde,

    Gostaria muito de receber todos os vossos registos, procedimentos entre outros conteudos da nossa area profissional.

    Caso seja possível envie o maximo de conteúdos pois infelizmente perdi 50gigas de procedimentos, registos, planos e analises de risco.

    Hoje eu amanhã voces.

    Muito obrigado

    [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 + dezoito =

WhatsApp chat