Investigação de Acidente de Trabalho: qual a importância?

Investigação de acidente de trabalho

Com o intuito de estabelecer um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, a investigação de acidente de trabalho é uma conduta essencial e que deve ser realizada para todas as ocorrências deste tipo que afetam a empresa. Isso porque entender o que aconteceu e os fatores que levaram ao acidente ajuda a adotar as medidas necessárias para evitar novos episódios, garantindo também o aprimoramento das ações preventivas.

Antes de mais nada, é necessário entender o que é considerado acidente de trabalho e demanda investigação. De acordo com o artigo 19 da Lei 8.213/91, todo evento que ocorre durante o exercício do trabalho a serviço de uma empresa ou por motivo dele, causando lesão corporal ou perturbação funcional que leve à morte ou perda de capacidade, é caracterizado como acidente de trabalho.

Similarmente, há os chamados incidentes de trabalho — que, em outras palavras, podem ser considerados “quase acidentes”. O incidente é uma ocorrência não planejada que pode levar a um acidente: como uma lâmpada que caiu, mas não atingiu ninguém (se tivesse atingido, seria um acidente); ou um fio que está dando curto-circuito e representa um risco potencial. A investigação dos incidentes também é importante, justamente porque evita acidentes.

Qual a importância de investigar incidentes de trabalho?

Como foi dito, a investigação dos incidentes de trabalho influencia diretamente na redução dos acidentes com ou sem lesão ao trabalhador. Além disso, esta é uma ação que ajuda a controlar os índices de prejuízo da empresa — seja em relação à perda de material, de horas de trabalho ou até mesmo com compensações indenizatórias para o profissional que sofreu o acidente.

A investigação de um incidente de trabalho permite a verificação das diversas possibilidades acerca de uma situação, com a finalidade de identificar fatores que representam perigo e até mesmo simular ocorrências prováveis. Também é importante contextualizar o que foi feito antes e durante o incidente, com o intuito de analisar se ele é resultado de uma falha humana que pode ser evitada.

Com base nas informações coletadas e na ocorrência do incidente em si, é possível elaborar sugestões preventivas para evitar uma repetição de incidentes e a ocorrência de acidentes que podem ser prejudiciais tanto para a empresa (danos materiais) como para os trabalhadores (danos físicos).

Por que fazer uma investigação de acidente de trabalho?

Embora nem sempre a segurança do trabalho possa ser rigorosamente prevista, a ocorrência de um acidente sempre aponta alguma falha nas medidas preventivas e/ou de segurança. Portanto, a realização de uma investigação de acidente de trabalho é a melhor maneira de prevenir novas ocorrências, além de possibilitar que eles sejam previstos e evitados.

A principal medida para uma boa investigação consiste em coletar as informações e evidências a respeito do acidente, o que pode ser feito por meio do registro fotográfico, elaboração de um documento técnico e identificação de todos os fatores presentes no local. É importante também entrevistar os envolvidos na ocorrência, não com o intuito de apontar culpados, mas para entender o que realmente aconteceu.

Logo após o final da investigação, quando a empresa tiver completo entendimento a respeito das circunstâncias que levaram ao acidente e das ações que poderiam evita-lo, é essencial que os funcionários sejam informados a respeito da ocorrência e seus motivos. Esta é uma medida de conscientização de extrema importância para que todos saibam a importância de cumprir com as medidas de segurança e prevenção, bem como usar os equipamentos de proteção adequados à sua função.

Isso significa, portanto, que nada adianta fazer uma investigação se não houver um devido feedback à equipe. É essencial que não apenas a empresa tenha conhecimento a respeito das ações e problemas, mas todos os empregados envolvidos. Desse modo, será possível implementar e seguir as medidas de controle e segurança.

Benefícios da investigação de acidente de trabalho

Até os acidentes que aparentam ser mais simples e bobos valem a pena ser devidamente investigados. Desse modo, é possível colher benefícios como:

  • Prevenir futuros acidentes;
  • Evitar custos associados à ocorrência de acidentes de trabalho;
  • Melhorar as condições de segurança na empresa;
  • Desenvolvimento de habilidades de análise;
  • Aumentar a conscientização dos profissionais;
  • Aprimorar os processos de segurança;
  • Desenvolvimento de planos de ação, tanto preventivos como em caso de acidente;
  • Cumprimento da legislação trabalhista;
  • Em caso de acidentes leves e sem danos, as ações preventivas resultantes da investigação podem evitar acidentes mais graves e fatais.

Dicas para realizar uma eficiente investigação de acidente de trabalho

Os principais objetivos de uma investigação de acidente de trabalho são identificar as causas diretas e indiretas da ocorrência, desenvolver recomendações para prevenir acidentes similares e mostrar comprometimento com a segurança — o que contribui diretamente para o envolvimento dos trabalhadores na questão. Para alcançar esses objetivos, vale a pena seguir as seguintes dicas:

Escolha um método adequado

A metodologia adotada pela investigação varia de acordo com a complexidade e as características do acidente. Situações geradas pela falta de cumprimento às normas de segurança, por exemplo, podem ser conduzidas de maneira simples e apenas com a coleta de dados e depoimentos. Acidentes de trabalho mais complexos, que são resultantes de uma série de fatores combinados, podem exigir análises e relatórios mais detalhados.

Dê atenção aos detalhes

Além de tirar fotografias e filmar o ambiente, vale a pena descrever e verificar as instalações físicas, as condições de trabalho e a presença de Equipamentos de Proteção Individual avariados ou inadequados. Se possível, compare as condições do acidente com as características habituais de trabalho, identificando assim as mudanças e perturbações que podem ter favorecido o acidente.

Seja objetivo

Uma investigação precisa é desprovida de juízos de valor, ou seja: sem interpretações ou conclusões. O ideal é coletar todos os dados visando a prevenção e a análise das consequências, e não buscando identificar culpados. Mesmo durante o feedback para a equipe, é importante deixar claro que as conclusões levaram à melhoria dos processos de segurança — e não à punição de um responsável em específico.

Para saber mais sobre a importância dos processos de Segurança no Trabalho e prevenção de acidentes, preencha o formulário abaixo com seu e-mail e receba todos os materiais produzidos pela SafetyTrab!

Créditos da foto: Designed by senivpetro / Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × três =

WhatsApp chat