Luvas anti corte: O que são e para o que servem

Luvas anti corte: O que são e para o que servem

As luvas anti corte são um dos mais conhecidos Equipamento de Proteção Individual. Elas foram desenvolvidas para proteger as mãos do trabalhador, contra qualquer chance de acidente em atividades que envolvam materiais cortantes.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são itens obrigatórios dentro de muitas atividades de trabalho nas empresas. Devido ao risco de acidentes em decorrência à exposição a diversos de risco..

Dentre estes riscos contra os quais os EPIs atuam, está o de manusear materiais cortantes.

Neste caso, a luva anti corte, é o equipamento mais utilizado pelas empresas para a proteção dos profissionais. Afinal, as mãos estão sempre envolvidas com a mecânica e dinâmica de trabalho.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre as luvas anti corte. Veja os tipos de luvas mais comuns no mercado e saiba quando este EPI é fundamental de ser utilizado. Confira!

O que é a luva anti corte?

A luva anti corte é um Equipamento de Proteção Individual que foi desenvolvido para proteger as mãos dos trabalhadores contra qualquer chance de acidente.

É fundamental a utilização das luvas anti corte, principalmente na operação de máquinas com lâminas e/ou máquinas cortantes. Equipamentos que acabam oferecendo riscos consideráveis de acidentes graves.

Elas são desenvolvidas com o objetivo de manter a integridade física dos profissionais, evitando danos às mãos, a partir de acidentes que envolvam cortes.

luva anticorte e objeto cortante
A luva anti corte é um EPI que foi desenvolvido para proteger as mãos dos trabalhadores

Tipos de luva anti corte

Existem alguns modelos mais comuns de luvas anti corte no mercado. Cada modelo é criado com um material específico e é destinado para a utilização em áreas determinadas.

Alguns modelos são mais resistentes e oferecem maior proteção contra lâminas, enquanto outros são mais leves e promovem maior aderência na palma da luva.

  • Luva anti corte com 1 fio de aço: Este modelo de luva é tricotado com 1 fio de aço inoxidável e com a palma em material poliamida. A luva anti corte com 1 fio de aço é utilizada nas atividades industriais mais leves, com riscos de cortes acidentais na operação de maquinas com lâminas lisas, por exemplo.
  • Luva anti corte com 4 fios de aço: Já este modelo é tricotado com 4 fios de aço inoxidável. É altamente resistente e indicado para utilização em caso de risco de cortes acidentais.
  • Luva anti corte com malha de aço:A luva anti corte de malha de aço é indicada para prevenir acidentes contra cortes acidentais durante o trabalho. Ela é altamente recomendada para utilização em oficinas, fábricas e trabalhos com vidro.
  • Luva anti corte flexível: Esta é uma luva anti corte tricotada em fio de nylon, em combinação com fibras de vidro, algodão, poliéster e fibras elásticas. É revestida em poliuretano na palma, dedos e parcialmente no dorso, punho tricotado nos mesmos fios. É indicada para executar trabalhos manuais que exigem agilidade e flexibilidade dos dedos.

Quando o uso da luva anti corte é necessário?

O uso das luvas anti corte é fundamental em qualquer função que apresente perigo e risco de cortes acidentais.

As luvas anti corte são desenvolvidas para a segurança dos funcionários que estão correndo riscos de sofrer acidentes. Por isso, elas são indicadas para todas empresas que atuam com máquinas de lâminas de corte.

Segundo a NR 6, é obrigatório o uso deste EPI, para todos os trabalhadores envolvidos neste tipo de atividade.

As empresas devem distribuir as luvas anti corte aos seus profissionais, junto ao restante dos equipamentos de trabalho e de proteção.

A utilização de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também podem ser necessárias para complementar a proteção que as luvas proporcionam aos necessárias. O que vai ser indicado pela Avaliação de Riscos do ambiente de trabalho

Benefícios do uso da luva anti corte

O maior benefício oferecido pelas luvas anti corte é a segurança ao operar as máquinas com lâminas cortantes. O profissional poderá trabalhar seguro ao saber que, mesmo no caso de ter a mão atingida pela lâmina, não vai sofrer nenhum dano.

As luvas anti corte são projetadas com material ergonômico, para que sejam muito flexíveis e se ajustem nas mãos dos profissionais. Assim, acabam sendo EPIs muito confortáveis e que não provocam fadiga muscular ou cansaço, por serem produzidas com materiais leves.

Apesar de serem muito resistentes e oferecerem segurança aos trabalhadores, as luvas anti corte não são grossas e não prejudicam de nenhuma forma o manuseio de ferramentas e de equipamentos de trabalho.

Por fim, vale a ressalva de que todas empresas que possuem trabalhadores atuando em máquinas que oferecem algum risco de corte, são obrigadas por lei a oferecer luvas anti corte e outros EPIs que sejam necessários para manter o profissional seguro em sua atividade.

Agora que você já sabe o que é uma luva anti corte e a importância deste EPI para a segurança do trabalho, convidamos você a continuar se informando e aprendendo.

Para isso, preencha o formulário abaixo e receba, em sua caixa de email, os artigos e outros materiais que preparamos regularmente, sobre os Equipamentos de Proteção Individual e sobre Segurança do Trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + 12 =

WhatsApp chat