[INFOGRÁFICO] Mapa de Risco: O que é e para que serve

No seu ambiente de trabalho, você já notou aqueles mapas bidimensionais com bolas coloridas? Pois saiba que estes são os mapas de riscos, materiais fundamentais para a segurança dos trabalhadores.

O mapa de riscos é uma avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É uma representação gráfica, que faz o uso de cores e círculos em tamanhos diferentes, para avaliar os riscos existentes, de acordo com a planta do ambiente analisado.

Neste artigo, você irá conhecer o Mapa de Risco. Saiba qual a importância deste material, para a segurança no ambiente de trabalho e veja o nosso infográfico exclusivo, que ensinará como elaborar um, para a sua empresa. Confira!

O que é e para que serve o Mapa de Risco?

Como dissemos acima, o Mapa de Risco é uma avaliação qualitativa dos riscos existentes no local de trabalho.

O objetivo dele é reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde no trabalho do local analisado. Por isso, todas as empresas que possuam qualquer tipo de risco no seu ambiente de trabalho devem elaborar um Mapa de Risco.

A partir do Mapa de Risco, será possível informar e conscientizar os colaboradores dos riscos presentes no dia a dia e determinar as medidas de prevenção e segurança contra estes riscos.

A presença do Mapa de Risco é fundamental para evitar acidentes de trabalho, já que ele serve como indicador do nível dos riscos.

Desta forma, o Mapa deve ser colocado em local visível e de fácil acesso a todos os colaboradores da empresa, para que eles possam visualizá-lo de maneira simples e compreendam os riscos existentes nas atividades profissionais.

Mapa de Risco
Exemplo de Mapa de Risco

Porque elaborar um Mapa de Risco para a sua empresa?

A adoção do Mapa de Risco traz inúmeros benefícios, tanto para empregado, quanto para o empregador.

A partir da elaboração e implementação dele, é possível compreender a importância da conscientização quanto ao uso adequado de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – e de EPCs – Equipamentos de Proteção Coletiva.

Com eles, também será possível aumentar a produtividade, competitividade e lucratividade da empresa, através da melhoria do clima organizacional.

Além disso, todas essas medidas facilitam a gestão de saúde e segurança no trabalho, com a promoção da proteção dos colaboradores.

Como elaborar o Mapa de Riscos

Agora que você conhece a importância e necessidade do Mapa de Risco para a segurança dos profissionais de sua empresa, é hora de aprender a elaborar um.

Seja você um profissional de segurança de trabalho ou membro da CIPA de sua empresa, com o infográfico abaixo, você poderá conhecer os passos para elaborar o Mapa de Risco e garantir a pela segurança de seus colegas.

O mapa de riscos não possui tempo de validade, porém, caso haja alguma alteração no ambiente de trabalho, ele deve ser refeito.

Se as edificações de sua empresa não têm Mapa de Riscos, é hora de elaborar um!

De acordo com a NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – a elaboração do Mapa de Risco é obrigatória e não cumprir esta norma poderá gerar multa para a empresa, além de prejudicar a segurança e saúde no trabalho.

Quer continuar aprendendo formas de tornar o ambiente de trabalho da sua empresa ainda mais seguro?

Veja o nosso artigo com 9 dicas para melhorar a cultura de segurança no ambiente de trabalho de sua empresa.

Gostou deste artigo e do nosso infográfico exclusivo? Então não deixe de compartilhá-lo com sua rede de amigos e colegas de trabalho! Quanto mais profissionais estiverem informados, quanto aos seus direitos e responsabilidades no ambiente de trabalho, mais segurança iremos levar aos trabalhadores brasileiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − três =

WhatsApp chat