O que é furadeira e parafusadeira? Qual escolher?

Furadeira e parafusadeira

Por mais que tenham características e funções parecidas, furadeira e parafusadeira são duas ferramentas distintas e que apresentam especificações e funções específicas e bastante diferentes. Alguns modelos trazem funcionalidades extras e que unem as características dos dois equipamentos, trazendo praticidade tanto para serviços profissionais como domésticos.

O que é e para que serve a furadeira?

Como o nome indica, a furadeira é um dispositivo que serve para furar ou perfurar paredes e outras superfícies. Trata-se de uma ferramenta muito útil para quem precisa instalar prateleiras, quadros e redes elétricas, está construindo um móvel ou realizando qualquer tipo de serviço que necessita de marcações, fendas ou furos para sustentação.

Existem diversos modelos de furadeira disponíveis no mercado, se diferenciando principalmente em relação à potência, velocidade, tamanho e tipo de mandril. Essas características definem o tipo de material que pode ser perfurado pela ferramenta, que pode ser um concreto, azulejo, madeira ou até mesmo metal. Em geral, quanto maior a resistência da superfície, maior a exigência de força para a furadeira.

Para os trabalhos de alvenaria, é preciso utilizar a chamada furadeira de impacto — que permite que a broca gire e dê pequenos trancos contra a superfície a ser perfurada. Não são todos os modelos da ferramenta que possuem esta função, demandando atenção especial no momento de escolher a furadeira.

O que é e para que serve a parafusadeira?

A parafusadeira, por sua vez, é uma ferramenta que serve para fixar, apertar ou afrouxar parafusos e rebites. O dispositivo proporciona maior firmeza e fixação ao parafuso, especialmente em comparação ao resultado que pode ser alcançado com uma chave de fenda.

Assim como acontece com a furadeira, as parafusadeiras podem ser encontradas em diferentes modelos. Eles se diferenciam principalmente no que diz respeito à força de torque e potência. Este é um dispositivo utilizado principalmente para montagem de móveis, fixação de objetos, instalação de placas de gesso e diversos outros serviços que utilizam parafusos.

Alguns modelos de parafusadeira podem ser utilizados como furadeira, bastando apenas trocar a ponteira e atenção para a força e pressão exigidas pela superfície a ser perfurada. De modo geral, uma parafusadeira comum é um equipamento muito mais leve e de menor força em comparação à furadeira e, caso seja utilizada em superfícies resistentes, pode sofrer danos.

O contrário também é possível: usar a furadeira para parafusar ou desparafusar, desde que utilize a broca e potência correta.

Furadeira ou parafusadeira: qual ferramenta vale mais a pena?

A melhor forma de decidir entre a melhor ferramenta para você é por meio de suas necessidades de trabalho a executar e do tipo de uso. De qualquer maneira, vale simplificar a questão por meio da análise da função principal de cada dispositivo: a furadeira serve para fazer furos, enquanto a parafusadeira serve para apertar ou afrouxar parafusos.

Outros pontos a serem considerados e que podem ajudar na escolha pelo modelo ideal entre as diversas opções de furadeira e parafusadeira são:

  • Tipo de material em que a ferramenta será utilizada;
  • Uso profissional ou amador (hobby);
  • Tempo e frequência de uso;
  • Qual a urgência de execução do serviço;
  • Potência e funções extras do dispositivo.

Vale destacar que existem, ainda, dispositivos que atuam como furadeira e parafusadeira. Estas são ferramentas multifuncionais que desempenham as funções dos dois equipamentos, destacando-se como uma excelente opção para quem vai precisar realizar os dois tipos de trabalho.

Antes de escolher o modelo, entretanto, é importante verificar detalhadamente as especificações do modelo para saber quais superfícies ela consegue trabalhar e se o disposto atende às suas necessidades.

Cuidados ao usar a furadeira e parafusadeira

Desenvolvidas para perfurar e lidar com materiais que oferecem bastante resistência, a furadeira e parafusadeira são ferramentas elétricas potentes e que trabalham em alta rotação. Isso significa que o manuseio de qualquer uma delas requer cuidados no que diz respeito à segurança do usuário e das pessoas que estão à sua volta.

O primeiro cuidado a que vale a pena se atentar é o tipo de broca que está sendo utilizado e se o modelo é o mais indicado para o material que está sendo furado. Também é necessário inserir a broca corretamente na ferramenta, que deve estar desligada e desconectada da tomada. Testar o funcionamento antes de fazer os furos é outro cuidado necessário, garantindo que o giro esteja livre e sem vibrações.

O preparo cuidadoso do local em que a furadeira e parafusadeira será utilizada também é fundamental para evitar acidentes. Nesse sentido, é importante verificar se o equipamento está longe de superfícies molhadas e se os fios estão longe de objetos cortantes. Além disso, o usuário não deve estar usando adornos ou roupas que podem enroscar na máquina — tais como colares, crachás, cachecol ou roupas abertas.

Equipamentos de Proteção Individual

O ato de furar uma superfície pode fazer com que pó e até mesmo pequenas lascas se soltem e sejam projetadas. Por isso, também é necessário que o operador utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos. Em geral, os dispositivos de segurança necessários são:

Além de disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual de alta qualidade e que atende às especificações exigidas pelo mercado, SafetyTrab também trabalha com uma linha completa de ferramentas e acessórios. Dispositivos como furadeiras e parafusadeiras, além de lixadeiras, sopradores e esmerilhadeiras podem ser adquiridos online com segurança e entrega rápida onde você estiver.

Quer saber mais sobre todos os produtos oferecidos e descobrir a melhor forma de utilizá-los com segurança? Então preencha o formulário abaixo com seu e-mail e passe a receber todo o material produzido regularmente pela SafetyTrab!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × dois =

WhatsApp chat