Óculos de segurança: Saiba quando utilizar este EPI

óculos de segurança

A importância dos óculos de segurança para a saúde dos trabalhadores é algo que todos nós conhecemos bem.

Para se ter uma ideia, por ano, no Brasil, ocorrem cerca de 2000 acidentes envolvendo a região dos olhos. Acidentes estes que poderiam muito bem ser evitados com a correta utilização dos óculos de proteção.

Neste artigo, iremos conhecer os óculos de segurança. Saiba quais os tipos de óculos mais comuns que são utilizados por profissionais e veja dicas de como limpar e armazenar este EPI. Confira!

Índice do artigo

O que são os óculos de segurança

Os óculos de segurança são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que são utilizados por trabalhadores para proteção da área ao redor dos olhos.

Trabalhadores nas áreas industrial, da construção, marcenaria, em laboratórios, soldagem e muitos outros setores são obrigados a utilizarem os óculos de segurança para proteger os olhos.

Estes equipamentos atuam como protetores para proteger os olhos contra qualquer tipo de detrito estranho, que possa causar irritação ou ferimentos. Entre outros riscos associados a esses trabalhos estão as faíscas, respingos de produtos químicos, detritos, poeira, radiação e etc.

Como funcionam as lentes dos óculos de proteção?

As lentes dos óculos de segurança, em sua maioria, são fabricadas em um tipo de plástico à prova de quebras, que protegem os olhos de detritos voadores e outros riscos.

As armações dos óculos de segurança também são mais duráveis e robustas do que as armações de óculos normais. Elas são feitas de materiais também resistentes a quebras e podem até mesmo incluir escudos nas laterais, dependendo da aplicação específica.

Nos óculos de segurança, as lentes também podem ser feitas de policarbonato, que também irá fornecer proteção contra faíscas. O que será muito útil para trabalhadores na área da soldagem, por exemplo.

óculos de segurança

Tipos de lentes dos óculos de segurança

Existem 3 tipos principais de materiais mais comuns utilizados para a fabricação das lentes dos óculos de segurança.

A seguir, vamos apresentar a as diferenças entre eles, para que você possa escolher mais facilmente a necessária para a sua empresa.

  • Lentes de vidro

A principal vantagem dos óculos de segurança feitos com lentes de vidro é que estes não podem ser facilmente arranhados.

Além disso, eles também podem ser usados para a proteção contra produtos químicos mais agressivos.

No entanto, óculos de proteção deste tipo são por vezes pesados e desconfortáveis. Além disso, por conta do risco de quebra e projeção de partículas de vidro, não são muito utilizadas em atividades que envolvam o risco de choque contra os óculos.

  • Lentes de plástico enrijecido

As lentes de plástico enrijecido são mais leves, porém, não são tão resistentes à riscos e arranhões, quanto os de vidros.

Eles podem ser utilizados para proteger contra respingos de solda, entre outras atividades. Além disso, outra vantagem é que este tipo de lente é mais difícil de embaçar, com o uso constante.

  • Lentes de policarbonato

Já os óculos feitos com lentes de policarbonato são mais leves e mais fortes que os de vidro e de plástico enrijecido.

Eles também são mais resistentes que os dois tipos anteriores, em relação à proteção contra impactos. Mas não são tão resistentes contra riscos, como os de vidros.

Porém, também são mais difíceis de embaçarem do que os de vidro, conforme eles são utilizados.

Tipos de óculos de proteção

Apresentaremos, a seguir, os 3 tipos de óculos de segurança mais comumente utilizados no mercado. Confira!

  1. Óculos de segurança simples

Estes são os tipos de óculos mais comuns, podendo ter a lente incolor ou com outras, como amarela, azul ou preta, para aumentar a proteção contra a incidência de raios solares.

Eles são mais utilizados em atividades industriais que precisam de proteção contra impactos de baixa periculosidade, mas acabam por não proteger contra partículas menores, que podem dar a volta nos óculos e entrar na região dos olhos.

  • Óculos de segurança de visão ampla

Este tipo de óculos de proteção preserva toda a área ao redor dos olhos. Ele é ideal para áreas com poeira e detritos transportados pelo ar.

Além disso, alguns possuem recursos como anti neblina, lentes anti riscos e alças ajustáveis, por exemplo.

Os óculos com visão ampla são mais utilizados por trabalhadores em laboratórios, na indústria e na construção civil.

Uma vantagem muito importante deste tipo de óculos é que eles permitem a sua utilização, junto a óculos de grau. O que abre muito o seu uso, para profissionais que utilizam óculos de grau no trabalho.

  • Óculos com proteção facial

Estes são óculos muito utilizados em trabalhos com muita projeção de partículas, como é o caso de serralherias e soldas. Eles também podem ser utilizados como proteção secundária, em conjunto a um par de óculos de segurança comum.

Eles também apresentem resistência ao calor, contra produtos químicos e contra impactos, isso sem prejudicar a visão do trabalhador.

Óculos de segurança
Óculos de segurança com proteção facial

Dicas de limpeza, armazenamento e troca de óculos de segurança

Limpe os óculos de proteção diariamente, seguindo as instruções do fabricante. Para limpar, assopre sujeira e detritos das lentes, enxague com água corrente (com ou sem detergente), ou use lenços lisos para limpeza de lentes.

Evite o manuseio brusco com os óculos, pois os arranhões prejudicam a visão e enfraquecem as lentes.

Outra dica importante é a de guardar os óculos de proteção em caixas ou em outro local limpo e seco, para evitar arranhões e quedas deles.

Uma outra observação válida: Independentemente das condições, a recomendação é que os óculos sejam substituídos pelo menos a cada 3 anos.

Além disso, substitua sempre que as lentes forem danificadas, riscadas, desgastadas, quebradas, dobradas ou mal ajustadas, pois nestas situações, os óculos não fornecerão mais o nível de proteção desejado.

Conclusão

Basicamente, o tipo de óculos de segurança que deve ser adquirido para a proteção dos trabalhadores depende dos riscos que eles enfrentam e das necessidades deles, em aspectos como conforto, adaptação, lentes escurecidas e assim por diante.

Lembre-se de que a proteção no ambiente de trabalho nunca é demais, por isso, sempre avalie as condições dos óculos de proteção, certificando-se de que eles irão fornecer a proteção necessária e adequada.

Agora que você já sabe o que são os óculos de segurança e qual a importância deles para a segurança do trabalho, convidamos você a continuar se informado e aprendendo sobre o tema.

Para isso, preencha o formulário abaixo e receba, em sua caixa de email, os artigos e outros materiais que preparamos regularmente, sobre os Equipamentos de Proteção Individual e sobre Segurança do Trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete + dezessete =

WhatsApp chat