Conheça os EPIs necessários para soldador

Conheça os EPIs necessários para soldador

O soldador é um profissional muito presente em indústrias de petróleo, gás, metal, e na construção civil. Sua função é executar a soldagem de peças e, para isso, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é essencial. Sem essa proteção, o trabalhador fica vulnerável a lesões que atingem visão, audição, bem como queimaduras e problemas respiratórios.

O trabalho do soldador é requisitado tanto na construção e montagem de estruturas metálicas, quanto para sua manutenção e operação. O processo de soldagem consiste em unir duas superfícies metálicas por meio de fusão. Muitas vezes, esse processo é feito por meio de uma forte fonte de calor. A soldagem também envolve corte de metais.

A função exige bastante esforço físico e pode precisar ser realizada por longos períodos de tempo, em posições desconfortáveis. Essas condições podem aumentar o risco de um acidente de trabalho.

Conheça os EPIs necessários para soldador

Trabalho com solda envolve grandes riscos de acidentes de trabalho

Por esses motivos, todo o corpo do soldador deve estar protegido durante a execução da soldagem. As áreas mais vulneráveis são o rosto, as mãos e o tronco. Por isso, dentre os EPI’s mais importantes para o soldador estão:

1- Avental, mangote e perneira em raspa

Servem para proteger o tronco e os membros do soldador de queimaduras e agentes abrasivos.

2- Máscara para soldador

Vão proteger o rosto de queimaduras ou agentes abrasivos.

3- Luvas em raspa

Esse EPI protege as mãos contra agentes abrasivos e queimaduras.

4- Óculos para solda

Protege a visão do soldador contra impacto de partículas, fragmentos, faíscas e luminosidade intensa.

5- Máscara de proteção respiratória

Irá proteger o soldador contra fumos metálicos que causam doenças respiratórias. É muito importante principalmente em ambiente confinados.

6- Bota de segurança

Serve para proteger o trabalhador contra impactos de metais, além de oferecer resistência a abrasão e objetos cortantes, e oferecer maior estabilidade.

Um bom soldador não apenas executa seu trabalho com qualidade, como também é responsável e toma as precauções necessárias que garantem sua integridade física. Da mesma forma, o bom empregador também deve ser responsável por fornecer e cobrar o uso dos EPIs.

Por isso, seja você soldador ou empregador de um soldador, fique sempre atento ao uso correto do equipamento de proteção individual. Analise também outras condições de segurança, como se há presença de gases inflamáveis e extintor de incêndio.

__

Clique aqui para conhecer toda a linha de Equipamentos de Proteção Individual da SafetyTrab!

__

 

Leia também:

O que é EPI e qual a sua importância

O que observar ao comprar EPI

 

Receba Novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.