O que é EPI e qual a sua importância

O que é EPI e qual a sua importância - SafetyTrab

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são indispensáveis à segurança, proteção e saúde do trabalhador nas mais diversas áreas. A utilização correta desse material pode prevenir ou reduzir danos de acidentes, sendo benéfico tanto para empregado, quanto para o empregador.

Dentre os principais ramos que exigem a utilização do EPI estão atividades em que os trabalhadores estejam expostos a riscos químicos, altura, ruídos, calor ou frio, produtos tóxicos, eletricidade, objetos cortantes e impactos com detritos.

Existem diversos tipos de equipamento de proteção individual. Dentre os mais comuns estão calçados, máscaras de proteção, luvas, óculos, protetores auriculares e capacetes.

Regulamentação

O uso desses equipamentos é instituído por Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, em especial a norma NR 6. É dever de todas as empresas fornecer aos seus empregados, de forma gratuita e em perfeito estado de conservação, todo o equipamento de proteção individual adequado para o risco envolvido na atividade exercida. Da mesma forma, a legislação determina como dever do empregador exigir que os EPIs sejam utilizados, e, como dever do trabalhador, utilizar e conservar o equipamento.

Importância

Apesar de regulamentado, ainda hoje é um grande desafio a conscientização da importância do uso do EPI, tanto aos trabalhadores, quanto aos empregadores. Ainda mais preocupante é a situação de profissionais autônomos, como pedreiros, que muitas vezes desconhecem os equipamentos necessários para sua proteção, ou mesmo optam por não investir nessa segurança.

Por isso, é importante que as empresas e os próprios trabalhadores atuem em prol da conscientização da necessidade de utilização desses equipamentos. O primeiro passo é garantir o fornecimento de um EPI de qualidade, com o certificado de aprovação que assegure a conformidade com o que é determinado pelo Ministério do Trabalho. Em seguida,  deve-se partir à orientação de como utilizar o equipamento de proteção e, por fim, à conservação do EPI e fiscalização do uso.
__

Clique aqui e confira os equipamentos de proteção individual da Safety Trab

 

Receba Novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.