O que é trava-quedas e qual sua importância para trabalho em altura

O que é trava-quedas e qual sua importância para trabalho em altura

Essencial para garantir a segurança de trabalhadores que realizam o trabalho em altura, o trava-quedas é um tipo de equipamento de proteção individual (EPI). O trava-quedas pode ser fabricado para uso em cabo de aço ou cordas, e deve ser conectado ao cinto de segurança paraquedista.

O equipamento é acoplado a uma linha de vida. Ao sofrer um impacto, o EPI trava automaticamente, impedindo que o profissional se movimente ou até mesmo caia.

Para garantir seu correto funcionamento é essencial verificar, na hora da compra, a espessura da corda ou cabo que será utilizado com o trava-quedas. Observe também se o produto adquirido segue as normas NBR 14626, 14627 e 14628. Usar uma material inadequado pode colocar em risco a vida do trabalhador.

Além disso, é fundamental observar atentamente o encaixe e travamento da corda ou cabo na parte interna do EPI, por meio da sinalização de setas direcionais. Já o gancho, deve ser travado junto ao cinto de segurança paraquedista.

É recomendado também que o trabalhador faça uma simulação do travamento ainda em solo. Caso a queda não seja travada imediatamente, o EPI não está próprio para uso e deve sua montagem deve ser verificada.

Norma

A Norma Regulamentadora (NR) 35 determina os requisitos de segurança para o chamado trabalho em altura. É considerado trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

A NR 35 define que é dever do empregador garantir a implementação das medidas de proteção, assegurar a suspensão dos trabalhos em altura quando verificar condição de risco, dentre outras obrigações. Da mesma forma, a norma também define que cabe ao trabalhador cumprir as disposições legais e zelar pela sua segurança e saúde.

__

Clique aqui para conhecer os equipamentos de proteção individual para trabalho em altura da SafetyTrab!

__

Leia também:

O que é EPI e qual a sua importância

O que observar ao comprar EPI

 

Receba Novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.