Vídeo flagra trabalhador sem EPI em janela do 16º andar de prédio

Vídeo flagra trabalhador sem EPI

Um homem foi flagrado em Águas Claras, no Distrito Federal, realizando trabalhos de manutenção no parapeito de um prédio sem a utilização de nenhum equipamento de proteção individual. No vídeo publicado em redes sociais, é possível ver o homem se equilibrando apoiado à janela, onde aparentemente realiza algum tipo de manutenção.

Conforme a descrição do vídeo, o trabalho foi feito no 16º andar do edifício. Enquanto é filmado, o homem chega a conversar com outra pessoa no interior do apartamento, que observa o serviço. O trabalhador não utiliza qualquer tipo de equipamento de proteção para trabalho em altura, tais como cinto de segurança, trava-quedas ou talabarte.

 

Norma

A Norma Regulamentadora (NR) 35 determina os requisitos de segurança para o chamado trabalho em altura. É considerado trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

A NR 35 define que é dever do empregador garantir a implementação das medidas de proteção, assegurar a suspensão dos trabalhos em altura quando verificar condição de risco, dentre outras obrigações. Da mesma forma, a norma também define que cabe ao trabalhador cumprir as disposições legais e zelar pela sua segurança e saúde.

Dentre os principais riscos envolvidos no trabalho em altura estão a queda do trabalhador, queda de objetos, choque com objetos durante o trabalho, além de choques elétricos. As ocorrências de quedas ocorrem, principalmente, por perda do equilíbrio do trabalhador, falta de proteção individual, falha na instalação da proteção ou até mesmo o emprego de método impróprio para o trabalho.

__

Clique aqui para conhecer os equipamentos de proteção individual para trabalho em altura da SafetyTrab!
__

Leia também:

O que é EPI e qual a sua importância

O que observar ao comprar EPI

 

Receba Novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.